top of page
O RAMO DE OURO
 

O Ramo de Ouro / The Golden Bough

La Rama Dorada / Le Rameau d'or

Il Ramo D'oro Der Goldene Zweig

 

"O Ramo de Ouro é uma das obras fundamentais da antropologia, onde temas centrais da disciplina são abordados. Sem nunca ter feito pesquisa de campo, Frazer reúne uma enorme diversidade de mitos, lendas e relatos de magia e religião, dos mais diferentes povos do mundo, debatendo a questão principal do "deus imolado".

 

Seu estilo literário e a erudição da obra levaram "O Ramo de Ouro" a influenciar mitólogos, antropólogos, filósofos e escritores, como Freud, Wittgenstein e James Joyce.

"Resolvi expor nessa página textos correspondentes à obra resumida de "O Ramo de Ouro", publicada no Brasil em 1982, porém não posso deixar de fora textos, imagens e outros dados publicados em edições estrangeiras que, também, são de grande valor para o entendimento desta obra e para ampliar nossos conhecimentos sobre magia e religiao aos olhos de Frazer".

Renaldo Gomes

>> Parte 1. A Arte da Magia e a Evolução dos Reis

Frazer descreve a regra de acesso ao sacerdócio de Nemi para passar em seguida ao estudo da magia (imitativa e contagiosa). A magia é relevante para a resposta à pergunta: porque o rei tem de morrer (o deus que morre)? 

Leia Mais

>> Parte 2. O Tabu e os Perigos da Alma

Frazer examina as formas de assegurar a sobrevivência do rei, tratando dos perigos que ameaçam a vida (perigos da alma) e das maneiras de superá-los (tabus).

Leia Mais

>> Parte 3. O Deus que Morre

Frazer trata da mortalidade dos seres humanos que, como o rei do bosque, personificavam um deus, o deus do carvalho. Examina a morte dos próprios deuses que, graças ao seu papel de divindades da vegetação, também estão sujeitos a esse humaníssimo destino.

Leia Mais

>> Parte 4. Adônis

A ligação entre Adônis e o rei do bosque está no fato de que ambos tinham de morrer para preservar o poder de reprodução da natureza. Mas uma outra ligação entre eles está em que, embora fossem ambos mortais, eram parceiros de deusas imortais.

Leia Mais

>> Parte 5. Os Espíritos dos Grãos

Frazer explica agora esse princípio com maiores detalhes nas pessoas de duas deusas gregas dos grãos, que não só representavam o cereal, como eram o cereal. Demetér, a mãe, é o cereal velho do ano que passou, e sua filha Perséfone é o cereal novo, do presente ano.

Leia Mais

>>Parte 6. O Bode Expiatório

"O Ramo de Ouro

* se tiver apressado, ajude!

 

>>Parte 7. Balder, o belo

"O Ramo de Ouro

* se tiver apressado, ajude!

bottom of page