Rabiscando Antropologia

>> Caros leitores, as paginas encontram-se em constante manutenção devido a extensão da obra.
O Ramo
de Ouro Livro
O RAMO DE OURO (The Golden Bough)
O Ramo de Ouro é uma obra escrita pelo antropólogo escocês Sir James George Frazer, teve sua primeira publicação em 1890, em dois volumes. Seguiram-se sucessivas edições, onde novo material foi adicionado por Frazer e, em 1935, seu décimo terceiro volume saiu com o título de Aftermath.
O Ramo de Ouro é uma das obras fundamentais da antropologia, onde temas centrais da disciplina são abordados. Sem nunca ter feito pesquisa de campo, Frazer reúne uma enorme diversidade de mitos, lendas e relatos de magia e religião, dos mais diferentes povos do mundo, debatendo a questão principal do "deus imolado".
Seu estilo literário e a erudição da obra levaram The Golden Bough a influenciar mitólogos, antropólogos, filósofos e escritores, como Freud, Wittgenstein e James Joyce.
frontispício
O RAMO DE OURO
A sibila de Cumas, profetisa e protetora de Enéas, em sua aventura para fundar Roma, segura o ramo de ouro que permitiria a Enéas o acesso ao mundo das almas, de onde poderia observar a grandeza do futuro de Roma. Ao fundo, o lago de Nemi, morada de Diana.
Contato...

O Rei de Nemi
O Culto do Bosque Sagrado
O fundador do culto do bosque sagrado e primeiro rei de Nemi, Vírbio é, claramente, o predecessor mítico ou arquétipo de uma linha de sacerdotes que serviram Diana sob o título de reis do bosque e que, como ele, tiveram, um após outro, uma morte violenta. É, portanto, natural conjeturar que eles tinham com a deusa do bosque a mesma relação que Vírbio: em suma, que o rei do bosque mortal tinha como rainha a própria Diana dos bosques. Se a árvore sagrada que ele guardava com a própria vida era, como parece provável, a própria materialização da deusa, o seu sacerdote pode não só tê-la adorado como tal, mas também acariciado como sua mulher...





"
Todos reconhecemos nele um pai fundador da ciência do homem e um clássico de leitura indispensável. Assim pensam também muitos poetas como T. S. Eliot e Ezra Pound, que tinham o maior entusiasmo por O ramo de ouro como uma das obras fundamentais da literatura universal.
Rio, abril, 1982.
Darcy Ribeiro
"
Sir James George Frazer
01.01.1854, Glasgow, Escócia
07.05.1941, Cambridge
entendendo
JAMES FRAZER
Frazer expõe aos poucos fatos e lendas que nos darão base para um entendimento de sua explicações acerca do sacerdócio de Nemi. Mas que importancia teria tal fato? Saiba porque "O Ramo de Ouro" é uma obra de grande valor até os dias atuais.


O Ramo de Ouro, gravura de Turner, British Museum, Londres.
"
O lago ainda vítreo que dorme
Sob as árvores de Aricia -
Essas árvores em cuja sombra escura
O sacerdote medonho não reina,
O sacerdote que matou o assassino
E, tambem, deve ser morto.
Macaulay